Tensão Pré-menstrual

TPM
Não há nada mais desagradável para uma mulher do que quando chega aquele período mensal em que ela se sente inchada, com aumento de peso, dor de cabeça, ansiosa, mal humorada e que tudo parece estar no caminho errado, eis a famosa Tensão Pré-menstrual (TPM).

A TPM apesar de não reconhecida oficialmente pela OMS como um estado clínico, é encarada por muitos especialistas como uma síndrome disfórica, ou seja, uma síndrome caracterizada pela instabilidade transitória do humor, acompanhada por uma sintomatologia clínica bem peculiar, a qual acomete aproximadamente 80% das mulheres em idade reprodutiva, durante a etapa que antecede a menstruação

Sintomas mais comuns:

1) Psicológicos
Irritabilidade, nervosismo,
agitação, labilidade emocional (descontrole), diminuição da libido, insônia, dificuldade de concentração, perda de memória,depressão, sensação de cansaço, ansiedade, confusão, choro fácil.

2) Neurológicos
- Dores de cabeça, alterações visuais, palpitações, tonturas, desmaios, letargia, sensação de zumbido,ondas de calor, contrações musculares, movimentos descoordenados.

3) Gastrintestinais
- Dores abdominais, constipação intestinal, falta ou aumento de apetite, náuseas, vômitos, inchaço, sensação de peso em abdomen inferior.

4) Dermatológicos
- Prurido, inflamações cutâneas, acne, agravamento lesões dermatológicas.

5) Outros sintomas
- Sudorese abundante devido à retenção de hídrica, mamas pesadas e dolorosas, e ganho de peso periódico, diminuição do volume urinário. Aumento da predisposição a doenças infecciosas, conjuntivites (nem sempre infecciosas).

O alívio destes sintomas pode ser obtido por meio de uma dieta balanceada com frutas ,legumes e evitando alimentos salgados (a fim de reduzir a retenção hídrica e evitar inchaços), doces, e bebidas que contenham cafeína e álcool. A prática regular de esportes e atividades físicas, de preferência interagindo com um meio ambiente arborizado, que transmita paz e bem estar, além melhorar a disposição para atividades cotidianas, melhora bastante a auto-estima e o astral, colocando sempre nossa mente em sintonia com pensamentos e energias positivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por sua colaboração!