Pular para o conteúdo principal

AAS reduz risco de pacientes com predisposição ao câncer



Os pesquisadores estavam estudando o efeito do AAS para prevenir ataques do coração e derrames (AVE), mas o acompanhamento mostrou que os voluntários que tomaram doses regulares de AAS desenvolveram menos cânceres nos anos seguintes, por isso eles partiram para um estudo específico sobre os efeitos do AAS sobre o câncer.




Polêmica do ácido acetilsalicílico
Tomar uma dose regular de AAS reduz o risco de câncer a longo prazo em cerca de 60%. Mas o dado só vale para pessoas sem histórico familiar da doença, e abordou especificamente o câncer de intestino.
Indícios dos benefícios do AAS contra o câncer vêm sendo divulgados ao longo dos anos, assim como os alertas em contrário. Uso regular de AAS pode fazer mais mal do que bem, mas este é o primeiro resultado de uma pesquisa controlada e aleatória.

Predisposição ao câncer
“Este estudo traz boas notícias para as pessoas com predisposição genética para o câncer de cólon porque este é um dos primeiros estudos a mostrar que o ácido acetilsalicílico pode ajudar a proteger contra o desenvolvimento dessa doença,” disse a Dra. Diana Eccles, da Universidade de Southampton, no Reino Unido. O estudo envolveu médicos e cientistas de 43 hospitais em 16 países, que acompanharam cerca de 1.000 pacientes, em alguns casos por mais de 10 anos.
Os pacientes eram pessoas com síndrome de Lynch, uma doença genética que afeta a capacidade de detectar e reparar danos ao DNA – cerca de metade dessas pessoas desenvolve câncer, principalmente de intestino e de útero.

Efeitos colaterais do ácido acetilsalicílico
Mas o professor John Burn, coordenador do estudo, afirma que os resultados devem ser vistos com cuidado porque a aspirina também tem efeitos colaterais indesejados.
“Antes que qualquer pessoa comece a tomar AAS regularmente é necessário consultar o médico, uma vez que se sabe que ele aumenta o risco de complicações do estômago, incluindo úlceras,” afirma o pesquisador.
O próximo passo da pesquisa é descobrir qual é a dose mínima de AAS que tem efeitos positivos na prevenção do câncer.

Comentários

  1. Agradeço pelas informaçoes foram muito util osite esta otimo parabens DR MARCIO GOMES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor, muito obrigado pelos elogios e por sua visita, espero que faça bom uso destas informações, em benefício próprio e das pessoas que são próximas a você... Desejo a você muita saúde e sucesso!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigado por sua colaboração!

Postagens mais visitadas deste blog

Movimentos involuntários? Você pode estar diante de uma distonia.

Quem nunca observou aquela pessoa ao seu lado e percebeu um movimento rápido e que produz posturas que muitas vezes até julgou serem engraçadas? Fique você sabendo que este é um problema que afeta milhares de pessoas no mundo todo, e que não tem nada de engraçado, uma vez geralmente provoca intensas dores nos indivíduos acometidos, estando na maioria das vezes associado a quadros depressivos, uma vez que afasta a pessoa de suas atividades cotidianas e até  do convívio social, por conta do preconceito e da falta de informação da população acerca deste assunto.

Biorritmo: Ciclo Circadiano

O relógio biológico do corpo obedece uma silenciosa lei, regrada pelos hormônios e pelos fenômenos naturais, de posse deste conhecimento, nós com muita sabedoria poderemos sincronizar as atividades e hábitos cotidianos a esse relógio natural, veja como:


Acne: como eliminar as cicatrizes?

A tendência a desenvolver acne na adolescência é de predisposição genética, depentente do fator hormonal, já as cicatrizes resultantes das espinhas é algo pessoal e depentente da existencia ou não do hábito de manipular o rosto e cutucar as espinhas, o qual geralmente é encontrado naquelas pessoas que já desenvolveram casos graves de acne.